CURSO JAVASCRIPT NA PRÁTICA – Parte 1 : Console e comentários

O que é JavaScript?

O JavaScript é conhecido principalmente como a linguagem dos navegadores da web mais modernos, e suas características iniciais deram a ele uma má reputação. No entanto, a linguagem continuou a evoluir e melhorar. O JavaScript é uma linguagem de programação poderosa, flexível e rápida, agora sendo usada para o desenvolvimento da Web cada vez mais complexo! Podemos citar alguns exemplos.

Atualmente, é possível não apenas desenvolver sites e aplicativos ricos, mas também aplicativos para smartphones e até mesmo programas desktop. Jquery, Node.js, PhoneGap, Angular, React são agora algumas tecnologias que surgiram com a evolução do JavaScript. Éh, o Javascript mostrou seu valor e com isso abriu várias janelas de oportunidades, basta agora você e eu aproveitarmos isso. E aí, vai deixar essa grande oportunidade passar? Por isso estamos empolgados com o que você poderá criar com a base JavaScript adquirida aqui.

Antes de começarmos a ‘meter a mão na massa’ é importante entendermos alguns conceitos sobre essa linguagem. Mas afinal o que é o JavaScript?

JavaScript é uma linguagem de programação criada em 1995 por Brendan Eich. No começo foi projetada para rodar no Netscape Navigator, que tinha a ideia de oferecer aos desenvolvedores formas de tornar determinados processos de páginas web mais dinâmicos, tornando seu uso mais agradável. O Javascript não deve ser confundido com Java pois são completamente diferentes e possuem propósitos diversos.

Ao invés de rodar remotamente em servidores na internet, o JavaScript tem como principal característica rodar programas localmente, ou seja, em seu navegador web por exemplo. Dessa forma, o JavaScript proporciona às páginas web a possibilidade de programação, transformação e processamento de dados enviados e recebidos, interagindo com a marcação e exibição de conteúdo da linguagem.

Bom, chega de papo e vamos ao que interessa…

Nesta lição, que será uma de várias partes, você aprenderá conceitos introdutórios de codificação, incluindo como preparar um ambiente para começar a codificar em JS – conhecimento essencial para todos os iniciantes desenvolvedores. Certifique-se de tomar notas e ritmo. Essa base o preparará para entender os conceitos mais complexos que você encontrará mais tarde.

Console

O console é um painel que exibe mensagens importantes, como erros, para desenvolvedores. Grande parte do trabalho que o computador faz com nosso código é invisível para nós por padrão. Se quisermos que as coisas apareçam na tela, podemos imprimir diretamente no nosso console.

Em JavaScript, a palavra-chave ‘console’ refere-se a um objeto, uma coleção de dados e ações, que podemos usar em nosso código. Palavras-chave(ou palavras reservadas) são palavras incorporadas à linguagem JavaScript, para que o computador as reconheça e as trate especialmente.

Uma ação ou método incorporado ao objeto do console é o método .log (). Quando escrevemos console.log (), o que colocamos entre parênteses será impresso ou registrado no console.

Será muito útil imprimir valores no console, para que possamos ver o trabalho que estamos fazendo.


console.log(5);

Este exemplo imprime 5 no console. O ponto e vírgula indica o fim da linha ou instrução. Embora em JavaScript seu código normalmente seja executado como pretendido sem ponto e vírgula, recomendamos que você aprenda o hábito de terminar cada instrução com ponto e vírgula para que você nunca a deixe de fora nos poucos casos em que forem necessárias.

Você pode usar console.log () para imprimir diferentes tipos de dados.

Para acessar o console no navegador tecle Ctrl + Shift + I, no caso do Chrome, no Firefox tecle F12. Depois é só ir na aba console.

Comentários

A programação geralmente é altamente colaborativa. Além disso, nosso próprio código pode se tornar difícil de entender quando voltamos a ele – às vezes apenas uma hora depois! Por esses motivos, geralmente é útil deixar anotações ou observações em nosso código para outros desenvolvedores ou para nós mesmos.

Enquanto escrevemos JavaScript, podemos escrever comentários em nosso código que o computador ignorará à medida que nosso programa for executado. Esses comentários existem apenas para leitores humanos.

Os comentários podem explicar o que o código está fazendo, deixar instruções para os desenvolvedores usarem o código ou adicionar outras anotações úteis. Por isso é muito importante criar esse bom hábito.

Existem dois tipos de comentários de código no JavaScript:

  1. Um comentário em uma única linha comentará uma única linha e é indicado com duas barras // antes dela.
    // Imprime  5 no console console.log(5);
    Você também pode usar um comentário de linha única para comentar após uma linha de código:
  2. console.log(5);  // Imprime 5</code>
  3. Um comentário de várias linhas comentará várias linhas e será indicado com / * para iniciar o comentário e * / para finalizar o comentário.
    /*Esse é todo o comentário console.log(10);Nada vai ser intepretado aqui! console.log(99);*/

Por hoje é só pessoal nos encontramos na parte 2 😉

Qualquer dúvida deixa seu comentário.

Deixe uma resposta